Uma relação afetiva não é uma relação de ajuda, mas uma relação que ajuda.

Joan Garriga

É comum que as pessoas entrem num relacionamento afetivo em busca de algo que as complete. Dentro dessa perspectiva infantil, buscam alguém que possa nutrir suas faltas e suas necessidades. Buscam, em última instância, um pai, ou uma mãe. 

Assim, ao invés de estar num relacionamento para crescerem de forma adulta e saudável, buscam um relacionamento para manter o seu status atual. Preferem continuar pequenos, esperando que alguém providencie o que lhe falta ou lhe faltou antes. Isso pode ser um afeto, um cuidado, um olhar. É um movimento de olhar o outro como um provedor. Ele que vai me dar um casamento, ela que vai me dar amor, e por aí vai. 

Quantas mulheres não reclamam que se casaram e, além dos filhos, tem também o marido para criar? 

Quantos homens não mantém suas esposas abaixo deles, controlando elas como filhas pelas quais se “sentem” responsáveis? 

Uma relação afetiva saudável pode ser, para ambos, a entrada de fato no mundo adulto, onde há a possibilidade de cura destes padrões infantis e de crescimento emocional. É necessário para isso saber que a relação não tem como objetivo nos fazer felizes, no sentido romântico do termo, mas ser um espaço de conexão e de crescimento, de fazer algo maior juntos. Este crescimento vai acontecer em momentos de alegria, mas também em momentos de dor e de decepção, que precisam ser contemplados e acolhidos, como parte da jornada de crescimento. 

Assim, o outro será não uma muleta ou suporte, mas um companheiro legítimo, um companheiro de caminho, em que podem crescer e explorar o mundo criando algo novo e enriquecedor para ambos. 

Photo by Dương Nhân from Pexels

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s