Há em todo relacionamento um contrato, explícito ou implícito, que governa a relação. Ele é condicional, baseado em termos que a outra parte deve cumprir – sabendo disso ou não – para que eu cumpra a minha parte. Nessa dinâmica mora um grande desafio que é conversar e negociar esse contrato que surge quando a relação começa.


Ele é feito a partir da convivência do casal, e nem sempre é discutido de antemão. Contém pressupostos de ambas as partes. Eu prometo te amar, eu prometo não te machucar, eu prometo cuidar de você. Existem muitas variações para o que está escrito em cada contrato.

Em algumas está escrito “Eu cuido de você, e você cuida disso que eu não sei cuidar direito”. Em outros “Você não pode sair com outras pessoas sem mim, mas eu posso se eu quiser”. Noutros está escrito “Se você errar comigo está tudo acabado”. São muitas as condições, e muitas as cláusulas. Muitas delas são condicionais: Eu amo você SE você for do jeito que quero. Eu cuido disso SE você fizer aquilo outro.

Como todo contrato, ele é aberto a negociação e a boa comunicação é vital para que todas as arestas sejam aparadas e os conteúdos deste contrato sejam claros e justos para todos.

Mas algumas pessoas desejam um contrato de relacionamento que seja incondicional, em que não exista esta negociação ou este “se”. E este contrato é baseado em frases do tipo “eu te amarei para sempre, aconteça o que acontecer”; “Você deve cuidar de mim independente do que eu faça”; “Você me deve fidelidade eterna”. São frases que buscam uma relação tão incondicional quanto a relação entre pais e filhos, onde uma parte sempre vai amar ou ser mais responsável pelo outro. E nesse caso sabemos que o que buscamos é uma relação infantil, onde do outro tudo eu espero. Ou ao outro eu me sinto responsável por tudo dar.


O desafio nesse caso é amadurecer a relação até que o outro seja meu igual e eu possa dialogar os termos dessa relação de uma forma equilibrada e saudável.


E você? Como está o seu contrato?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s