Trauma Informed Therapy é um conjunto de práticas psicoterapêuticas que leva em conta que muito do que hoje em nós nos gera problemas ou pontos que gostaríamos de melhorar são causados por traumas. Traumas não são somente coisas muito intensas ou catastróficas, mas mesmo fatos cotidianos podem gerar uma resposta traumática em nós. Isso significa que algo que nos ocorreu, ou que herdamos como memória transgeracional de nossos pais, nos afeta a ponto de desregular nossa fisiologia, a partir de nosso corpo e nosso sistema nervoso. Um trauma não é só uma lembrança, uma memória do passado, mas sim uma resposta inconsciente em nosso corpo, que se mantém no presente.

Muito do que chamamos de “personalidade” ou quando nós temos um comportamento agressivo e dizemos apenas “Isso é meu jeito, sou estourado mesmo” pode ser, na verdade, uma adaptação que aprendemos para reagir a uma situação traumática – como ter sido criado num lar de muitas brigas ou violência.

Há muitas terapias e linhas que hoje em dia atuam de forma a ter uma compreensão bastante ampla e integral sobre os mecanismos do trauma no corpo, e em nossa memória. Assim eu gosto de trabalhar sempre com técnicas que avaliam o cliente como um todo – corpo, mente, biografia, dados transgeracionais, crenças e valores para entender como eu posso ajudá-lo a entender sua biografia e também vencer seus desafios na vida.

Desde que iniciei minha jornada de autoconhecimento e cura pessoal, tenho pesquisado e estudado técnicas que buscam a transformação e melhora de nossa condição de vida, emocional e física. Dentre várias vertentes experimentadas e estudadas percebi que as práticas que alinhavam nossos principais eixos – nosso corpo, nossa mente, nossas emoções e nossa espiritualidade – tinham grande eficiência e um menor tempo para identificar e se conscientizar de questões ou crenças inconscientes que limitam nossa vida ou a resolução de questões traumáticas das mais diversas. Decidi então me especializar nesta área, o trabalho com psicoterapia através de uma abordagem somática, corporal.

Assim me formei como terapeuta pelo Instituto Internacional Bioflow para ajudar meus clientes a perceberem como experiências passadas podem ser trabalhadas e ressignificadas através da respiração. Me especializei em Psicologia Transpessoal, buscando uma visão mais integrativa do trabalho terapêutico, compreendendo que a espiritualidade de cada indivíduo nunca deve ser descartada num trabalho como esse. E através do uso da técnica de Experiência Somática (Somatic Experiencing₢) desenvolvida por Peter Levine tenho auxiliado pessoas a superarem episódios traumáticos pela consciência corporal e auto-regulação de nossa fisiologia, num processo suave e eficiente.

A jornada de auto-conhecimento nunca para. Eu sigo pesquisando, de forma curiosa e apaixonada, sempre em busca de trazer aos meus clientes novas ferramentas, de forma a melhorar cada vez mais seus processos e suas jornadas. Atendo online e em São Paulo, cidade que me acolheu, e na qual resolvi compartilhar minhas experiências e auxiliar pessoas cumprindo meu propósito.

Como projetos pessoais, tenho buscado produzir conteúdo de qualidade para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor terapia e o melhor caminho de autoconhecimento, conversando com diversos especialistas de áreas diferentes pelo Projeto Entre Vistas. Pelo projeto #traumasemneura eu procuro ajudar as pessoas a entenderem o que é trauma, como isso impacta em suas vidas e como ter uma vida melhor apesar de experiências desafiadoras que nos tenham acontecido. E também tenho um projeto de levar informações relevantes para que mais pessoas possam ter um relacionamento saudável com minha mulher, a psicóloga Sara Matos. Todo este material está disponível em minhas redes sociais, como aqui.

Certificações

  • Especialista em Psicologia Transpessoal pela Faculdade Vicentina e Instituto Transpessoal CLASI
  • Professor do curso de especialização em Psicologia Transpessoal CLASI
  • Terapeuta e assistente em workshops pelo Instituto Internacional Bioflow
  • Terapeuta e assistente em curso de formação em Experiência Somática (Somatic Experience₢) pela Associação Brasileira de Trauma
  • Practitioner em Thetahealing (Advanced)
  • Reiki (nível II)