Psicoterapia de abordagem somática significa que eu levo o corpo em consideração para o trabalho de questões psicológicas e, claro, psicossomáticas. A palavra soma significa corpo, e todas as questões psíquicas que são trabalhadas em consultório tem uma correspondência corporal.

Se eu tenho ansiedade, esse quadro vai alterar o meu estado mental, mas também vai alterar a minha respiração, temperatura, comportamento e toda a minha fisiologia interna, de processos fisiológicos a equilíbrio hormonal, por exemplo. Nossa mente não é separada do corpo, ela é parte dele. Então toda manifestação emocional ou psíquica é, na verdade, uma manfestação desse estado no nosso corpo. E por isso o trabalho com ele não deve nunca ser negligenciado.

Ao contrário de abordagens corporais como massagens, manipulações e outras linhas o trabalho de psicoterapia somática busca usar a consciência corporal, as informações que o corpo evidencia quando conversamos sobre nossa biografia e nossas memórias. É através dessa consciência e do trabalho com ela que se torna possível trabalhar memórias e muitas vezes traumas profundos de uma forma suave, eficiente e completa.

Desde que iniciei minha jornada de autoconhecimento e cura pessoal, tenho pesquisado e estudado técnicas que buscam a transformação e melhora de nossa condição de vida, emocional e física. Dentre várias vertentes experimentadas e estudadas percebi que as práticas que alinhavam nossos principais eixos – nosso corpo, nossa mente, nossas emoções e nossa espiritualidade – tinham grande eficiência e um menor tempo para identificar e se conscientizar de questões ou crenças inconscientes que limitam nossa vida ou a resolução de questões traumáticas das mais diversas. Decidi então me especializar nesta área, o trabalho com psicoterapia através de uma abordagem somática, corporal.

Assim me formei como terapeuta pelo Instituto Internacional Bioflow para ajudar meus clientes a perceberem como experiências passadas podem ser trabalhadas e ressignificadas através da respiração. Me especializei em Psicologia Transpessoal, buscando uma visão mais integrativa do trabalho terapêutico, compreendendo que a espiritualidade de cada indivíduo nunca deve ser descartada num trabalho como esse. E através do uso da técnica de Experiência Somática (Somatic Experiencing₢) desenvolvida por Peter Levine tenho auxiliado pessoas a superarem episódios traumáticos pela consciência corporal e auto-regulação de nossa fisiologia, num processo suave e eficiente.

A jornada de auto-conhecimento nunca para. Eu sigo pesquisando, de forma curiosa e apaixonada, sempre em busca de trazer aos meus clientes novas ferramentas, de forma a melhorar cada vez mais seus processos e suas jornadas. Atendo online e em São Paulo, cidade que me acolheu, e na qual resolvi compartilhar minhas experiências e auxiliar pessoas cumprindo meu propósito.

Como projetos pessoais, tenho buscado produzir conteúdo de qualidade para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor terapia e o melhor caminho de autoconhecimento, conversando com diversos especialistas de áreas diferentes pelo Projeto Entre Vistas. Pelo projeto #traumasemneura eu procuro ajudar as pessoas a entenderem o que é trauma, como isso impacta em suas vidas e como ter uma vida melhor apesar de experiências desafiadoras que nos tenham acontecido. E também tenho um projeto de levar informações relevantes para que mais pessoas possam ter um relacionamento saudável com minha mulher, a psicóloga Sara Matos. Todo este material está disponível em minhas redes sociais, como aqui.

Certificações

  • Especialista em Psicologia Transpessoal pela Faculdade Vicentina e Instituto Transpessoal CLASI
  • Professor do curso de especialização em Psicologia Transpessoal CLASI
  • Terapeuta e assistente em workshops pelo Instituto Internacional Bioflow
  • Terapeuta e assistente em curso de formação em Experiência Somática (Somatic Experience₢) pela Associação Brasileira de Trauma
  • Practitioner em Thetahealing (Advanced)
  • Reiki (nível II)